Você está em: Assessoria Econômica > Notícias

Assessoria Econômica

Notícias

Mantega crítica aumento da liquidez

Como de costume, a diretoragerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Christine Lagarde incluiu em seus comentários após as reuniões com os países do G20, um recado à China e outro aos demais países considerados emergentes.
Ela disse que alguns governos devem mudar o foco de suas políticas de desenvolvimento, baseando o crescimento mais no consumo interno e menos na exportação e no investimento. O destinatário da mensagem foi obviamente o governo chinês.
Segundo ela, outros países devem ficar atentos aos fluxos de capitais e tomar medidas corretivas ou, então, aceitar a evolução das moedas. Em outras palavras, adaptar-se à valorização cambial.
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a reclamar da valorização das moedas provocada pela expansão monetária nos países ricos, parte de seu conhecido discurso sobre a guerra cambial.
O ministro também afirmou que o país vai continuar intervindo nos mercados de câmbio e pode até recorrer a controles de capital para conter o excesso de entrada de dólares resultante das políticas de flexibilização monetária usada pelos países ricos para sair da crise financeira.
“Algumas economias estão pagando um alto preço pelas políticas monetárias ultrafrouxas das economias avançadas. O aumento na liquidez global rapidamente encontra sua direção para as economias emergentes, especialmente aquelas com fundamentos econômicos mais fortes, como o Brasil”, disse.
Fonte: Brasil Econômico - 23/04/2012
 


Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390