Você está em: Assessoria Econômica > Notícias

Assessoria Econômica

Notícias

Mais corte na taxa básica, nova pressão em spread

O breve comunicado do Copom ontem deixou economistas em dúvida sobre a continuidade do ciclo de cortes da Selic. No mercado futuro, já há precificação de mais uma redução. Ontem, os investidores apostavam em corte de 0,25 ponto percentual na reunião de maio. “Acho que nos próximos dias vamos ver um aumento da aposta para 0,5 ponto”, aponta Eduardo Velho, economista-chefe da Prosper Corretora, acrescentando que, há duas semanas, não havia qualquer movimento nesse sentido.
Mas a continuidade do ciclo de corte de juros na Selic não significa necessariamente uma pressão para que nova rodada de queda das taxas cobradas pelos bancos ocorra. Isso porque outros fatores são levados em conta na formação das taxas de juros, como inadimplência, tributos diretos e indiretos e custos administrativos das instituições. No caso desses itens se manterem inalterados e uma nova redução do juro básico for feita em maio, os bancos poderiam repassar o corte para os clientes sem alterar os spreads.
“Nesse caso seria até benéfico para os bancos, porque poderiam acelerar mais o crescimento do crédito e manter a margem financeira líquida”, explica o analista da Lopes & Filho Consultoria, João Augusto Salles. “As taxas de juros finais nem sempre guardam muita relação com os cortes da Selic”, lembra. Luis Miguel Santacreu, da Austin Rating, lembra que o quadro econômico europeu ainda é delicado — e pesa para corte de taxas. “Temos que ver na prática como vai ser a redução dos juros já anunciados. Não dá para pensar em acelerar o crédito de maneira desenfreada ainda.” O economista chefe do Deutsche Bank, José Carlos Faria, acrescenta que novos cortes na Selic dependerão no ritmo de recuperação da economia. “Se for mais lenta, a taxa não vai parar em 9%”, disse.
Fonte: Brasil Econômico/ Natália Flach/ Ana Paula Ribeiro - 19/04/2012


Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390