Você está em: Assessoria Econômica > Notícias

Assessoria Econômica

Notícias

Bancos públicos festejam adesão dos privados

O anúncio de corte dos juros no Itaú e Bradesco provocou um clima de festa nos bancos públicos. Na manhã de ontem, quando a notícia chegou às sedes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, executivos dos estatais avaliaram que a decisão da concorrência" ratifica" a ação que reduziu juros nos bancos federais.
Uma das razões para a reação da concorrência estaria nos números: em apenas cinco dias, BB e Caixa aumentaram a concessão de crédito em 25% e os dois bancos já emprestam quase R$ 1 bilhão por dia nas linhas beneficiadas pelos cortes das taxas.
"A decisão deles só reafirma que nossa estratégia está correta e foi feita com responsabilidade", diz um executivo de um dos bancos públicos, ao comentar que a ação dos concorrentes "revela que o governo tem razão ao pedir spreads menores".
Nas duas instituições financeiras federais, há o entendimento de que a pressão exercida nos primeiros dias pelo BB e Caixa pode ter assustado os privados e poderia estar por trás da decisão anunciada pelo Itaú e Bradesco, que seguiram HSBC e Santander, que já haviam reduzido os juros.
Ainda não há dados consolidados da migração de clientes dos privados atrás de juros menores, mas Caixa e BB confirmam que as áreas de análise de crédito e cadastro registraram movimento recorde nos últimos dias. No BB, por exemplo, a mesa de análise de veículos recebeu 26 mil consultas na terça-feira, novo recorde. Na Caixa, 28 mil pessoas ligaram em cinco dias, para ter detalhes sobre as novas taxas.
Fonte: O Estado de São Paulo/ Fernando Nakagawa - 19/04/2012


Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390