Você está em: Assessoria Econômica > Notícias

Assessoria Econômica

Notícias

Juro ao consumidor é o menor desde 1995

A taxa de juros média para a pessoa física atingiu em janeiro o menor nível desde 1995, segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgado ontem.
A taxa ficou em 6,4% no mês passado, um recuo de 2,74% em relação ao nível registrado em dezembro -que já era o menor desde 1995. Esse valor representa uma taxa de 110,52% ao ano.
Segundo o coordenador do trabalho e vice-presidente da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, as reduções são resultado de medidas que o Banco Central e o Ministério da Fazenda promovem para incentivar o consumo.
"Destacamos a última redução dos juros básicos (Selic), em janeiro, e a queda do IOF em operações de crédito."
No mês passado, o Copom (Comitê de Política Econômica) do BC reduziu a taxa básica da economia para 10,5% ao ano. E indicou que a Selic deve ficar abaixo de um dígito nos próximos meses.
Em dezembro, o governo anunciara redução na alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incidente sobre operações de crédito para pessoa física, como financiamentos de carros e cheque especial. A alíquota caiu de 3% para 2,5% ao ano.
Das seis linhas de crédito pesquisadas, uma se manteve estável (cartão de crédito rotativo) e as demais foram reduzidas no mês.
As taxas de juros para as empresas também caíram em janeiro. O índice médio ficou em 3,79% ao mês, ou 56,27% ao ano, menor patamar desde outubro de 2010.
Das três linhas de crédito pesquisadas, todas foram reduzidas no mês.
"Nossa expectativa é que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses por conta das prováveis reduções da Selic, conforme sinalizações do BC, bem como de todas as medidas que o BC e a Fazenda vêm promovendo para evitar uma desaceleração forte na economia", diz Oliveira.
Apesar das reduções, a Fazenda demonstrou nesta semana estar insatisfeita com o nível dos juros cobrados pelos bancos, principalmente para as empresas.
Fonte: Folha de São Paulo - 17/02/2012
 


Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390