Você está em: Assessoria Econômica > Notícias

Assessoria Econômica

Notícias

Criação de vagas gera ânimo global

Os Estados Unidos criaram em janeiro 243 mil vagas de trabalho. O número superou as previsões e é o maior aumento desde abril do ano passado. Além de beneficiar os planos de reeleição do presidente Barack Obama, a notícia aumentou o ânimo de analistas quanto às perspectivas para a recuperação da economia global.
A expansão do mercado de trabalho americano fechou uma semana em que outros indicadores da zona do euro, como os da indústria de serviços e da confiança do consumidor, apresentaram bom resultado. Poucos investidores conseguiram não mostrar surpresa diante da rapidez que as condições econômicas ao redor do mundo, particularmente nos EUA, melhoraram. "Até mesmo os pessimistas estão sem fala diante desse indicador", disse Todd Schoenberger, diretor-gerente da Landcolt Trading.
A taxa de desemprego nos EUA também surpreendeu, ao cair para 8,3% no mês passado, de acordo com os dados divulgados na sexta-feira pelo Departamento do Trabalho. Trata-se do nível mais baixo desde fevereiro de 2009. Analistas previam estabilidade nos 8,5% apresentados em dezembro.
O relatório do governo americano mostra que a queda da taxa de desemprego resultou em larga medida da criação genuína de vagas e não de uma redução da força de trabalho. O número de pessoas desempregadas no país diminuiu para 12,8 milhões em janeiro, o menor em três anos. O rendimento médio por hora, por sua vez, subiu US$ 0,04, ou 0,2%, para US$ 23,29.
"Esse relatório de emprego é muito positivo a partir de quase todos os ângulos", escreveu o economista-chefe da Alpha Economic Foresights, Brian Bethune, em nota para os clientes. "O setor privado está ganhando impulso."
O estado da economia deverá ter um importante papel na eleição presidencial de novembro. "Creio que [os dados da criação de empregos] agora transformam Obama de um favorito instável no claro favorito", afirmou Gre Valliere, analista político da consultoria Potomac Research Group.
Mesmo com o bom resultado de janeiro, o mercado de trabalho ainda tem uma longa recuperação pela frente. O país tem aproximadamente 5,6 milhões de empregos a menos do que no fim de 2007.
Fonte: Valor Econômico/ Agências Internacionais - 06/02/2012
 


Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390