Você está em: Assessoria Econômica > Notícias

Assessoria Econômica

Notícias

Banco vê calote em veículos estável

A alta da inadimplência no mercado de financiamento de veículos ainda não deu trégua. Os atrasos acima de 90 dias chegaram a 5,7%, maior valor da série histórica, saindo de 2,5% no fim do ano passado. Os atrasos entre 15 e 90 dias atingiram 8,5% e continuam subindo, sinal de que a guerra contra a inadimplência ainda está longe de chegar ao fim. Para os bancos ouvidos pelo Valor, contudo, agora é o momento em que a briga contra o calote deve voltar a pender a favor das instituições financeiras.
Os bancos acreditam que a venda de automóveis deve se acelerar, ampliando o crédito e diluindo parte da carteira podre que carregam desde o ano passado. Além disso, os executivos acreditam em uma estabilização dos índices de inadimplência (mas não uma redução) até o fim do ano.
A crença é que o nível de inadimplência é fruto apenas de uma "safra" ruim, que foi produzida por um afrouxamento das condições de aprovação dos financiamentos. Uma prova disso é que no mercado de compra de carteiras, o nível de aceitação tem sido elevado, ou seja, os grandes bancos estão satisfeitos com as carteiras que avaliam dos bancos de montadoras.
A alta da inadimplência também vai esquentar o mercado de carros de luxo, que deve experimentar cortes nas taxas de empréstimos graças ao aumento da competitividade. Com atrasos inferiores à média (mal chegando a 1% em alguns casos), os clientes de luxo viraram objetos de desejo de quem atua no crédito de veículos. Na mão contrária, para clientes de baixa renda, a expectativa são critérios cada vez mais rígidos e taxas mais salgadas no financiamento.
Fonte: Valor Econômico/ Fernando Travaglini/ Felipe Marques - 26/04/2012
 


Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390