Você está em: Institucional > ABBC em Foco

ABBC em Foco



2º OPENBANK ABBC
Data: 29/03/2018

 
A segunda edição do OPEN BANK ABBC, evento de aproximação entre instituições financeiras e fintechs, aconteceu nesta quarta-feira (28) na sede da ABBC, na Avenida Paulista. Promovido em parceria com Fesa Group e Saque e Pague, o Open Bank está cada vez mais focado na inovação por meio de parcerias, certo de que a complementaridade é o caminho para a sustentabilidade dos negócios. Mas inovou trazendo também o olhar para o profissional do mercado financeiro do futuro, pois são as pessoas que agregam valor às inovações tecnológicas.
 
A associação reuniu importantes palestrantes, que falaram sobre a evolução tecnológica do mercado financeiro, cases de outras indústrias e quais as tendências em inovação para as instituições pequenas e médias. Raphael Araujo, da Accenture, trouxe os resultados de uma pesquisa anual realizada com executivos de todos os setores, de perspectiva global mas com alguns destaques para o mercado brasileiro, mapeando as cinco principais tendências tecnológicas do momento.
 
A palestra de Guga Stocco foi um "despertar", como ele mesmo disse. Abordou o conceito de open bank: transformar a empresa em uma plataforma, ganhar escala, agregar fintechs nas atividades e garantir a longevidade dos negócios. Destacou também como empresas bilionárias quebraram paradigmas, inventaram fontes de receita em suas próprias estruturas e aproveitaram oportunidades que não estavam "desenhadas" ainda.
 
Quatro novas startups apresentaram soluções de aplicabilidade imediata para as instituições financeiras. A Ace, uma aceleradora de fintechs, falou sobre inovação e tempo de maturação de negócios. Alguns empreendedores de sucesso do momento, de qualquer setor, estão colhendo resultados de anos de investimento e de consecutivos erros. Quem quer investir em inovação disruptiva precisa ter claro que os resultados são a longo prazo (10/15 anos). Apresentaram-se também a Owl Docs, que atua com armazenamento e gestão de documentos por meio de uma plataforma inteligente (a startup já trabalha com tecnologia blockchain); a Reagro, empresa de recuperação de liquidez e valor de ativos rurais; e a Portal de Documentos, especializada em registros em cartório, com foco na preservação do valor jurídico de documentos.
 
No período da tarde, 10 fintechs que estiveram na primeira edição do evento puderam fazer breves apresentações de seus cases e novas soluções desenvolvidas desde o primeiro encontro, além de participarem de meetings de negócios com as instituições financeiras durante um coffee break. Foram mais de 180 inscrições, entre associados e convidados do mercado financeiro.
 
Empresas apoiadoras
 
Givanildo Luz, presidente da Saque e Pague, apresentou seu market place de serviços digitais, mais conhecidos como ATMs, mas evoluído para uma plataforma com soluções desenvolvidas para resolver problemas de conexão do mundo físico e digital, riscos do varejo, falta de capilaridade, desbancarização entre outros.
 
A Fesa Group, apresentada por um dos sócios Paulo Weinberger, trabalha há 23 anos em gestão de talentos. Com uma média de 600 projetos/ano buscando profissionais para o mercado financeiro, o grupo levantou e apresentou as principais competências e experiências necessárias dos perfis de destaque do setor, reforçando a importância da gestão do capital humano na era de inovação, pois são as pessoas que irão agregar valor às transformações digitais.
 
Participação de representante do Banco Central
 
Chefe adjunto do DESUP - Bacen, Fábio Lacerda fechou o evento destacando a atenção dada pelo regulador à inovação tecnológica, aqui e nos demais bancos centrais pelo mundo. Segundo ele, o grande desafio para as instituições financeiras é debater novas estratégias e modelos de negócios, e não perder o timing para a tomada de decisões. Entre as principais mensagens que passou estão: focar na prevenção de lavagem de dinheiro para a sustentabilidade do país e zelar pela inovação em nome da estabilidade financeira e da eficiência do Sistema Financeiro Nacional, ressaltando que a proteção contra riscos não deve sufocar a inovação.
 
Confira aqui todas as apresentações disponibilizadas pelos palestrantes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Deseja participar do 3º OPEN BANK ABBC? Cadastre-se aqui
 
 
      
       
     
     
     
     
     

 

 

 


Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390