Curso

 #ParaVocêComeçar

Negociação e Recuperação de Crédito

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#ParaVocêComeçar
Crédito

Objetivo

Transmitir aos participantes conhecimento para a gestão da carteira inadimplente, apresentando ferramentas de negociação e recuperação de créditos. Alinhar oportunidades para montagem de uma régua de cobrança que garanta resultados positivos na negociação de débitos e redução nas perdas de créditos, pessoas Física e Jurídica. Ao concluir este curso, os participantes estarão capacitados a analisar a forma como atuam, a identificar oportunidades de melhorias, a propor novas soluções e a administrar a régua de cobrança em conformidade com as melhores práticas do mercado, seja na gestão da Carteira de Cobrança Interna ou na Terceirizada. Saiba mais


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Próxima(s) Turma(s)

SP - 05 e 06 de março de 2018 - 16 horas

09:00 às 18:00

Av. Paulista, 949 - 6º andar

Ao final do curso haverá emissão de certificado de participação aos alunos que apresentarem frequência participativa mínima de 85% nas aulas.

Exigida frequência participativa mínima de 85% nas aulas presenciais.

Profissionais das áreas envolvidas com Analise e Gestão do Crédito e da Cobrança, gerentes, coordenadores, supervisores e analistas de cobrança atuantes em instituições financeiras.

Exposição dialogada e participativa, análise de casos trazidos pelos participantes, workshop e exercícios, propiciando a troca de conhecimentos e de experiências entre os treinandos.

Ao final do curso, os participantes estarão capacitados a atuar em negociação e recuperação de crédito integralmente, pessoas física e jurídica. Estarão aptos a contribuir com qualidade e segurança nos processos decisórios da cobrança, a gerar valor agregado ao trabalho e a apresentar resultados sustentáveis para o negócio, baseando-se em soluções atuais e nas melhores práticas do mercado.

  • Módulo I - Recuperação de Créditos
  • Risco Vs Recompensa
  • Ciclo de crédito e cobrança
  • Fronteira entre cobrança e recuperação de crédito
  • Política de negociação e recuperação de créditos
  • Régua, ações de cobrança e relacionamento com o cliente
  • Estratégia de cobrança
  • Localização de clientes inadimplentes
  • Gestão especializada da recuperação
  • Acordos, direitos e limitações nas negociações
  • Perfil do negociador

Neste módulo, conceituaremos:

Risco vs Recompensa e a dinâmica do Ciclo de Crédito e Cobrança.

Porque conceder crédito é importante e como evitar o risco com análise de modelos quantitativos (Credit, Behaviour, Collection Scoring)?

A importância de políticas de cobrança e gestão de recebíveis por meio de conceitos de distribuição do risco, rolagem de dívidas e PDD (Provisão para Devedores Duvidosos).

Estratégias e régua de cobrança - Como o enriquecimento de dados cadastrais e outras ferramentas podem ampliar os resultados positivos da cobrança?

Tecnologias e ferramentas aplicadas na cobrança de dívidas, por voz ou meios eletrônicos (carta, e-mail e mensagens de texto por celular), analisando as vantagens e as desvantagens de cada ferramenta, a fim de gerar oportunidades de implementação nas estratégias de cobrança.

O atual perfil do negociador e quais competências e atitudes são necessárias para ser um profissional de cobrança, visando a formação de um consistente time de resultados.

  • Módulo II - Negociação na recuperação de créditos
  • A inadimplência e o mercado
  • Etapas da negociação
  • Método de Harvard para negociação
  • Principais tipos de acordos e o que negociar
  • Preparação e condução da negociação
  • Conhecendo os interesses das partes
  • Perfis de inadimplentes
  • Especificidades na recuperação de créditos - Pessoa Jurídica

Neste módulo, estudaremos:

A inadimplência e as etapas do processo de cobrança

Princípios da negociação pelo Método de Harvard, com o detalhamento dos procedimentos básicos da negociação.

O perfil do mau pagador, tipos de devedores, conhecimento das reações do devedor e o entendimento do poder da informação na cobrança de dívidas.

Como planejar o contato e a forma ideal de abordagem, eliminando o medo de cobrar, com as melhores técnicas de comunicação na cobrança por telefone e na cobrança pessoal.

A persuasão na cobrança, para superar objeções e despertar no devedor o desejo de pagar a dívida.

Principais medidas judiciais usadas na cobrança de dívidas, as vantagens e desvantagens de uma cobrança judicial e as especificidades na recuperação de créditos de Pessoa Jurídica.

  • Módulo III – Terceirização da cobrança
  • Aspectos operacionais
  • Aspectos mercadológicos
  • Aspectos legais
  • Aspectos humanos
  • Roteiro operacional
  • Apresentação da organização e seus produtos
  • Procedimento e indicadores de desempenho para assessorias
  • Contrato de prestação de serviço
  • Distribuição da carga e batimento de carteira
  • Acionamentos: como cobrar?
  • Relatórios: recebimentos e acordos
  • Contratação, integração e treinamento
  • Definição de metas
  • Ranking de assessorias
  • Campanhas motivacionais

Neste módulo, apresentaremos:

Quais são as vantagens de terceirizar a cobrança de dívidas e como escolher uma empresa de cobrança?

Estratégia de terceirização, a fim de potencializar os resultados da cobrança.

Quais são as rotinas e os processos de cobrança de terceirizados.

Principais indicadores de inadimplência e resultados, visando auxiliar na avaliação do desempenho das ações de cobrança implementadas pelas terceirizadas.

A importância do processo de follow-up e os principais desafios do trabalho de um profissional de gestão de empresas terceirizadas.

Valores: Associado – R$ 1.683,00 / Não Associado - R$ 1.870,00

Para pagamento até 05/02/2018 - Associado – R$ 1.589,50 / Não Associado - R$ 1.776,50

Inclui material didático, coffee break e certificado de participação.

Forma(s) de Pagamento: Cartão de crédito
- Aprovação rápida
- Parcelamento em até 3x IGUAIS
- Parcelamento em até 12x com juros*

Boleto Bancário
Transferência Bancária

*nos parcelamento em 4x ou mais os juros serão cobrados integralmente em todas as parcelas

Entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@abbc.org.br, para informações sobre o professor deste curso.



 Depoimento

"Minha participação no curso foi uma experiência excelente. ABBC está de parabéns. Recomendo!"


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