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ABBC

FAQ

INSTITUCIONAL


Como posso me associar à ABBC?

Entre em contato com nossa Diretoria Executiva, no telefone (11) 3288-1688 ou através do e-mail: secretaria@abbc.org.br.
 
Quais os benefícios e vantagens de ser associado?
A ABBC tem como prioridade contribuir para o fortalecimento do Sistema Financeiro, representar seus associados juntos aos órgãos reguladores e à sociedade em geral, atuar para a livre concorrência entre as instituições, além de promover fóruns de discussões sobre os temas do mercado.
 
Quantas instituições são associadas da ABBC?
A ABBC reúne mais de 80 instituições participantes do Sistema Financeiro Nacional. Para conhecer a lista completa dos associados, clique aqui.
 
Qual o modelo de gestão da ABBC?
Temos um Conselho de Administração, que orienta estratégica e institucionalmente a atuação da Associação, perante órgãos públicos e entidades privadas, sob participação da Diretoria e da Diretoria Executiva, no exercício das atividades e deveres inerentes, com transparência, segurança e responsabilidade, atuando na defesa e interesse dos associados, judicial e administrativamente.
 
Como posso ter acesso às Demonstrações Contábeis da ABBC? 
Acesse aqui para visualizar as Demonstrações Contábeis da ABBC referentes ao exercício de 31 de dezembro de 2012 e também dos anos anteriores, acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes.

 
SERVIÇOS
 
 

O que representa a área de Serviços da ABBC?
A Área oferece serviços e processos que atendem às necessidades das Instituições Financeiras associada ou não associadas, de forma compartilhada ou individualizada, observando os padrões de segurança e qualidade exigidos pelos órgãos reguladores.

Quais os serviços oferecidos pela ABBC?

Compensação
Representação dos bancos junto ao Executante (Banco do Brasil S/A) e processamento da compensação de cheques (que se realiza por troca de imagens), bem como de boletos de pagamentos e DOC’s, além do cálculo do Pré-Depósito da COMPE e das Informações Financeiras Trimestrais (IFT).

Compensação por Imagem
Desde o dia 20 de maio de 2011, a compensação de cheques passou a ser feita por troca de imagem, ou seja, os cheques são mantidos nos bancos de origem (acolhedores - truncagem do documento físico ), e enviadas aos banco sacado as correspondentes imagens destes cheques, com os respectivos arquivos lógicos, para o processamento eletrônico. Este processo é uma evolução do sistema de Compensação.

Custódia de cheques
A ABBC oferece a solução adequada aos bancos que necessitam de serviço de custódia de cheques pré-datados. A solução sistêmica permite o processamento e controle de forma centralizada e descentralizada, tratando os documentos em ambiente sob total segurança e de acesso restrito. As posições das carteiras e de toda a movimentação de documentos são realizadas via internet.

Download de releases
A ABBC oferece aos seus associados, uma página em seu site para auxiliar na atualização e instalação das aplicações desenvolvidas pela Associação.

Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)
A tecnologia GED desenvolve um meio de controlar, armazenar e compartilhar informações existentes em documentos. Com esta solução, obtém-se agilidade nas consultas além da disponibilidade de acesso aos documentos em tempo integral, com segurança no armazenamento.


Para comprar um serviço da ABBC preciso ser associado?
Os serviços oferecidos pela ABBC podem ser adquiridos por qualquer Instituição atuante no sistema financeiro, podendo ser associado ou não.

 

EDUCACIONAL
 
 
Dentre as atividades realizadas pela associação estão a prestação de serviços e a atuação na área educacional, com foco na atualização profissional.
 
Como posso ter acesso aos cursos oferecidos pela ABBC?
Basta acessar o item “Cursos” no site da ABBC.
 
Qual a forma de pagamento dos cursos da ABBC?
O pagamento poderá ser feito por meio de Crédito em Conta Corrente  ou boleto bancário. Trabalhamos apenas com pagamentos à vista.
Dados: ABBC - Associação Brasileira de Bancos - CNPJ: 52.636.016/0001-99
Banco Santander S/A (033) - Ag.: 4780 - C/C: 13.000.208-9)
 
Como faço para realizar minha inscrição em um curso da ABBC?
Basta acessar a área de “Cursos”, selecionar o curso desejado e clicar em “Inscreva-se”. 
 
Após encaminhar a ficha de inscrição, como saberei que o curso está confirmado?
A confirmação da realização do curso será feita por e-mail até três (03) dias úteis antes do início. Caso não receba a confirmação, favor entrar em contato com a Área de Educação | e-mail educacional@abbc.org.br ou fone (11) 3288-1688.
 
Preciso ser associado ABBC para fazer os cursos da associação?
Não. Os cursos oferecidos podem ser contratados por instituições financeiras e demais empresas, associadas ou não, inclusive por pessoas físicas.
 
Posso cancelar minha inscrição em um curso da ABBC?
Após envio da ficha preenchida, a inscrição será considerada confirmada. Não será possível o cancelamento, apenas eventual substituição de participante.
 
Os cursos poderão ser cancelados ou adiados pela ABBC?
Sim. No caso do não preenchimento do mínimo de vagas, o curso será cancelado ou adiado. Todos os inscritos serão avisados via e-mail e por telefone até 48 horas da data de início do curso. Apenas nesse caso, a ABBC fará o reembolso no valor total em até 10 dias úteis após o recebimento dos dados completos para devolução.
 
Quando meu acesso ao curso EAD é liberado?
A liberação do acesso é feita em, aproximadamente, três (03) dias úteis após a identificação do pagamento.
 
Como contratar um treinamento “In Company”?
Basta encaminhar um e-mail para educacional@abbc.org.br informando o local, previsão de data, carga horária e quantidade de alunos. A ABBC entrará em contato.
 
Como faço para receber os informativos da ABBC?
Cadastre-se na área Newsletter do site da ABBC - www.abbc.org.br - ou encaminhar um e-mail para educacional@abbc.org.br.

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