Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Risco de taxas de juros da carteira bancária

Na Comissão de Risco e Regulação Prudencial, a consultoria Management Solution fez uma apresentação abordando o risco de taxa de juros da carteira bancária (IRRBB), mais especificadamente, o risco estrutural do balanço das instituições originado pelos desequilíbrios entre ativos e passivos devido à utilização de produtos com diferentes características de prazo, indexadores e opcionalidades. Discutiu-se detalhadamente o conteúdo do Edital de Consulta Pública 69, que contém propostas de alteração da Circular 3.876/2018 do Banco Central com o intuito de adaptá-la às especificidades dos segmentos S3 S4.
 
As duas principais métricas de mensuração do IRRBB são: (i) ΔEVE (Economic Value of Equity), que com base em cenários de choque nas taxas de juros apura a variação do valor econômico da instituição, trazendo os ativos e passivos para valor presente; e (ii) ΔNII (Net Interest Income), que com uma visão mais de curto prazo (12 meses), avalia a variação da margem financeira derivada dos choques.
 
A despeito das isenções pontuais na Circ. 3.876, as instituições dos segmentos S3 E S4 terão obrigações de mensuração, controle e reporte das métricas de IRRBB, o que deverá requerer um esforço relevante de capacitação metodológica, operacional e tecnológica das instituições, com impactos relevantes na: organização e governança; mensuração e modelos; tecnologia e dados; e políticas e processos. Por fim, há a possibilidade de que a norma seja publicada ainda no 1º trimestre de 2019, contemplando alguns ajustes em relação à minuta do edital, particularmente no que tange ao seu prazo de vigência previsto.
 
Clique aqui para a apresentação.

Endereço:
Av. Paulista, 1.842 - 15º andar - conj. 156
Edifício Cetenco Plaza - Torre Norte Cerqueira César - CEP: 01310-923
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390