Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Agenda BC+: Informações de crédito por safra de contratação

O Banco Central passou a disponibilizar em seu sítio arquivos com as séries de inadimplência por coorte de contratação. Essa divulgação tem como objetivo possibilitar a avaliação de uma coorte específica de contratação (safra), ou seja, o conjunto de operações contratadas em determinado mês. Com isso, pode-se analisar o comportamento de cada coorte de contratação ao longo do tempo, permitindo uma análise que correlacione essas informações com as variáveis macroeconômicas e políticas específicas de concessão de crédito.

O acompanhamento da inadimplência por safras possibilita identificar e corrigir eventuais desvios no mercado de crédito que possam indicar uma acumulação excessiva de risco, como o alongamento excessivo dos prazos, o aumento da relação do valor do financiamento e o valor do bem financiado, o que poderá trazer ganhos na correlação com variáveis macroeconômicas e políticas específicas de concessão.

Inicialmente, as séries abordarão as modalidades de financiamento de veículos, crédito consignado, crédito pessoal sem consignação e financiamento habitacional e serão publicadas trimestralmente (semestralmente para o crédito imobiliário), contendo os dados mensais. As métricas trarão a inadimplência de 30, 60 e 90 dias, além dos créditos baixados a prejuízo.

Ao reduzir as assimetrias, o aumento do conteúdo de informações sobre o mercado de crédito é considerado benéfico, uma vez que as instituições financeiras poderão analisar o comportamento de suas safras de crédito frente ao sistema financeiro como um todo, melhorando a gestão de risco e aumentando a competição – que são pilares de atuação dentro da agenda BC+.

As séries já estão disponíveis no sítio do BC. Para ter acesso, clique aqui.


Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390