Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Consulta pública de regulação para a contabilização de instrumentos financeiros

Em consonância com as diretrizes delineadas pela Agenda BC+, o Banco Central publicou o Edital de Consulta Pública 54/2017, relativo à proposta de Resolução que dispõe sobre reconhecimento, classificação, mensuração e baixa de instrumentos financeiros.

Parte do projeto “Contabilidade de Instrumentos Financeiros – Convergência Internacional”, a iniciativa objetiva a redução de assimetrias entre o padrão contábil estabelecido no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (Cosif) e as melhores práticas internacionais emanadas pelo International Accounting Standards Board (IASB), em particular os pronunciamentos IFRS 9 - Financial Instruments e IFRS 13 - Fair Value measurement.

Devido à abrangência e complexidade, o projeto relativo a instrumentos financeiros está dividido em etapas. A primeira etapa em consulta pública tem apenas como foco os critérios para classificação, mensuração, reconhecimento e baixa de instrumentos financeiros. Os temas relativos à provisão para perdas associadas ao risco de crédito de instrumentos financeiros, contabilidade de instrumentos destinados a hedge, apresentação e evidenciação de instrumentos financeiros serão objeto de etapas posteriores.

Os interessados em participar da consulta poderão encaminhar sugestões e comentários até 1º de dezembro de 2017. Finalmente, vale assinalar que a ABBC já constituiu um Grupo de Trabalho para debater o tema e consolidar os comentários e considerações que serão encaminhados ao Banco Central. Associados que ainda não integram o grupo e gostariam de participar favor procurar a nossa Área de Relacionamento Institucional e Comissões (comissoes@abbc.org.br).

Clique aqui para ler o edital.


Fonte: Banco Central do Brasil/Assessoria de Imprensa – 30/08/2017


Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390