Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Abordagens regulatórias para o risco cibernético

O documento “Regulatory approaches to enhance banks’ cybersecurity frameworks” do BIS aborda o tema da segurança cibernética, destacando os principais riscos e desafios enfrentados pelas instituições financeiras e faz uma análise comparativa das abordagens existentes em jurisdições que já possuem uma regulação específica.

As recentes experiências de ataques cibernéticos contra as instituições financeiras realçam a importância das formas de tratamento da segurança cibernética. Entretanto, as abordagens de supervisão desenvolvidas para avaliar a solidez da segurança cibernética ainda estão em evolução.

A partir das práticas existentes, são apresentadas nesse trabalho algumas considerações de políticas que podem ser úteis para as autoridades de supervisão bancária que planejam construir ou aprimorar os seus regulamentos de segurança cibernética ou ferramentas de supervisão. Sobre a incorporação desse arcabouço à estrutura de governança dos bancos, ponto este de extrema relevância, o Fórum Econômico Mundial também elencou dez princípios que devem ser observados nesse processo.
Dessa forma, é necessário contar com um planejamento antecipado, além da constante cooperação e comunicação entre as equipes operacionais, de risco, de infraestrutura e de segurança cibernética para a adequada documentação e apoio das instâncias superiores de decisão.

Finalmente, é importante sublinhar os benefícios de se buscar uma maior colaboração entre as instituições financeiras para o fortalecimento da segurança com o intuito de promover um maior compartilhamento de práticas e soluções. Boa leitura!

Clique aqui para ler

 


Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390