Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Nota de Crédito

Diante dos indícios esparsos de estabilidade na atividade econômica, com o Produto Interno Bruto (PIB) registrando avanço de 1,0% no 2T17 (na série dessazonalizada) e alguns setores da economia apontando relativas melhoras, algumas modalidades do mercado de crédito começam a emitir sinais positivos.
 
Em junho, o crédito apresentou uma elevação de 0,4% na margem. Em 12 meses, o ritmo de desaceleração foi menos acentuado, saindo de -2,6% em maio para -1,6%. Na abertura por tipo do tomador, destacou-se a melhora do desempenho da carteira para pessoas jurídicas (PJ) que apresentou a primeira variação positiva após 17 meses sem mostrar crescimento na margem (0,3%). Em 12 meses, ainda que em terreno negativo, verificou-se queda de 7,3% ante 8,8% em maio. O desempenho mais favorável das operações com PJ foi mais intenso na carteira de RL para PJ, com esta, registrando avanço de 0,8% no mês e redução menor em termos anuais (-7,3% a.a. ante -9,2% em maio). A modalidade de desconto de duplicatas e recebíveis sobressaiu-se quando comparado com o das demais modalidades mais relevantes (+15,6% no mês e +35,0% a.a.) e sustentou este melhor movimento da carteira PJ em RL.
 
Já a carteira para pessoas físicas (PF) registrou avanços de 0,5% no mês e de 4,3% a.a.. Esta performance positiva segue refletindo a melhora das novas concessões em quase todas as modalidades com PF. Nos RD com PF, as carteiras de crédito imobiliário e rural apontam esta tendência de melhora e nos RL as linhas de cartão de crédito para PF, consignado e veículos. Vale ressaltar, a forte diminuição da carteira de crédito renegociado para PF, que saiu de uma alta de 19,5% a.a. em jun/16 e fechou em 5,3% a.a..
 
Finalmente, o destaque também foi para a queda da inadimplência total do SFN – que apresentou tendência de alta durante quase todo o ano – que saiu de 4,1% em maio para 3,7%. De forma semelhante, o indicador para PJ registrou forte queda na margem (0,4 p.p. no mês) e terminou o mês em 3,6%. Na linha de crédito de capital de giro (PJ com RL) este movimento foi mais evidente, com o índice mostrando retração de 0,6 p.p. para 6,6%.
 
Para ler na íntegra, clique aqui.
 

Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390