Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

PLD: Encontrando uma agulha no palheiro

Com o forte aumento do número de transações financeiras, as práticas ilícitas no mercado se tornaram mais sofisticadas, impondo desafios estratégicos, metodológicos e operacionais no desenvolvimento de programas de prevenção à lavagem de dinheiro (PLD). Com base nessa temática, o relatório “Finding a Needle in a Haystack” da Consultoria Oliver Wyman destaca a necessidade de as instituições repensarem os seus programas de PLD. Contudo, o movimento crescente do volume de transações financeiras diante da maior digitalização dos processos e do maior acesso aos serviços financeiros torna essa tarefa mais onerosa.

De acordo com a Oliver Wyman, em um cenário de maiores custos envolvidos nos processos de monitoramento e identificação de transações ilícitas e do expressivo avanço tecnológico, a detecção de lavagem de dinheiro torna-se semelhante a encontrar uma agulha em um palheiro. Como agravante o palheiro é cada vez maior e menor é a tolerância para não se encontrar a agulha. Assim, as instituições precisam aprimorar as suas abordagens e otimizar os seus processos e ferramentas para poder filtrar e identificar de forma mais eficiente e efetiva os mais variados meios e volumes de transações financeiras.

Para tanto, as instituições devem investir no aprimoramento das suas atuais capacidade e métricas de monitoramento de transações, explorando de forma mais ampla as possibilidades de se adotar análises de dados mais avançadas e maiores incrementos tecnológicos. Em paralelo, também são necessários avanços nos processos internos, na governança das instituições e nos modelos operacionais, que devem ser redefinidos de forma a serem operacionalmente eficazes e melhor atenderem às necessidades de gestão de risco relevantes. A Oliver Wyman conclui que essa tarefa é um desafio, mas as ferramentas que agora estão disponíveis, se bem desenvolvidas, podem contribuir.

Para ler na íntegra, clique aqui.


Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390