Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Comentários sobre o Relatório de Estabilidade Financeira - Out/2018

O Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central diagnosticou que o sistema não apresenta riscos à estabilidade financeira. A liquidez de curto prazo e a estrutural se encontram em níveis confortáveis. A recuperação da carteira de crédito se dá abaixo da sua tendência de longo prazo. A melhora na rentabilidade dos bancos foi decorrente dos ganhos de eficiência operacional e da diminuição das despesas com provisões. A pesquisa realizada junto às instituições financeiras mostrou o cenário internacional como o risco mais citado e o risco político como o mais importante.
 
No semestre, houve uma mudança do perfil das captações, com o alongamento dos prazos, a diminuição das operações compromissadas com títulos privados e os aumentos das participações de depósitos a prazo e poupança. O ganho de representatividade das captações externas refletiu basicamente o efeito da desvalorização cambial.
 
A redução da taxa média de juros e a melhora nos perfis de endividamento das famílias e empresas constituíram um ambiente favorável à evolução do mercado de crédito. Tal recuperação é capitaneada pelos bancos privados. Vale destacar a crescente participação do mercado de capitais nos empréstimos às grandes empresas e a setores específicos. A apreciação do dólar teve impacto na evolução do saldo da carteira de crédito PJ, cuja recuperação é alavancada pela retomada das concessões com recursos livres. Com relação ao crédito PF, a recuperação se concentra nas modalidades voltadas ao consumo, com destaque para os financiamentos de veículos.
 
A melhora na qualidade dos créditos aumentou o já confortável índice de cobertura das provisões em relação aos ativos problemáticos. Observou-se, ainda, a diminuição das operações baixadas para prejuízo e a estabilidade do fluxo de reestruturações. As diminuições no quadro de pessoal e das agências foram refletidas no ganho de eficiência operacional e no aumento das despesas administrativas e de pessoal cobertas pela receita de serviços e tarifas. A margem líquida das operações de crédito aumentou, beneficiando-se da redução do custo das captações e da maior participação das modalidades de crédito para PF. Finalizando, o sistema permanece com elevado nível de solvência, conforme indicam os índices de capitalização e os testes de estresse.
 
 
Para ler na íntegra, clique aqui.
 
 

Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390