Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Novas soluções tecnológicas: avanços e implicações de estabilidade financeira

O Financial Stability Board (FSB) publicou um relatório em que são apontadas as potenciais implicações e vulnerabilidades para a estabilidade financeira diante do crescente uso da inteligência artificial e de ferramentas de machine learning por parte dos prestadores de serviços financeiros (fintechs).
 
Além de abranger a execução de avaliações de crédito, de precificação de contratos, de cotações de seguro e de atividades de atendimento ao cliente, as novas soluções digitais proporcionam oportunidades para as rotinas envolvidas no processo de compliance regulatório, na avaliação de informações e na detecção de fraudes. Ainda, essas novas soluções propiciam uma maior interconectividade entre as instituições, o que abre espaço para novas oportunidades de negócios baseados em dados que antes não eram devidamente compilados e analisados. Resumindo, o uso dessas ferramentas poderá trazer ganhos de eficiência na gestão das informações, maior agilidade na concessão de crédito e na tomada de decisões, maior efetividade na supervisão regulatória e reduções de custos.
 
Entretanto, ao mesmo tempo em que esses movimentos são benéficos para os negócios das instituições financeiras, a inovação tecnológica pode acarretar em maiores riscos para o sistema. Por apresentarem um expressivo uso das infraestruturas de rede e proporcionarem um significativo ganho de escala, a crescente adoção dessas novas soluções pode levar a uma excessiva dependência de provedores terceirizados que, em última instância, podem significar um risco sistêmico relevante.
 
Diante de um cenário permeado por constantes alterações, a não sujeição à supervisão dos órgãos reguladores combinada com a dificuldade de se conduzir auditorias efetivas, do adequado entendimento das abordagens praticadas e dos dados gerados, além da falta de profissionais devidamente qualificados para essa tarefa, podem resultar em riscos sistêmicos mais abrangentes e em situações indesejadas se essas questões não forem devidamente endereçadas por uma supervisão no nível micro.
 
Portanto, em face dos recentes avanços no setor bancário rumo à adoção de novas soluções tecnológicas, é importante que as instituições financeiras conduzam esse movimento de forma responsável, buscando compreender e interpretar as decisões e resultados advindos dos algoritmos e desenvolver modelos capazes de serem devidamente avaliados e auditados. Assim, além de preservar a segurança e a estabilidade financeira do sistema, essas medidas também resultarão em uma maior confiança por parte dos usuários e dos reguladores.
 
Para ter acesso ao relatório do FSB, clique aqui.

Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390