Você está em: Assessoria Econômica > ABBC Destaca

Assessoria Econômica

ABBC Destaca

Banco Central aperfeiçoa o Ranking de Reclamações

Em linha com as ações que fazem parte do pilar “Mais Cidadania Financeira” da Agenda BC+, o Ranking de Reclamações elaborado pelo Banco Central para o mês de maio foi objeto de uma reformulação que agregou novas características e funcionalidades. A partir de agora, o ranking será divulgado com periodicidade trimestral e irá contar com uma nova plataforma de acesso que busca proporcionar uma maior clareza aos usuários, possibilitando assim uma melhor comparabilidade entre as instituições. O ranking semestral de reclamações deixará de ser publicado.
 
Adicionalmente, a autoridade monetária está em processo avançado de elaboração de um ranking específico para as financeiras, segmento este que vem ganhando importância no mercado de crédito. O referido tem previsão de ser publicado no segundo semestre desse ano e terá periodicidade semestral. Além disso, estão sendo desenvolvidos estudos para a criação de um ranking positivo de ouvidorias que terá o objetivo de avaliá-las e incentivar uma melhoria contínua.
 
De forma positiva, e semelhante ao já visto em órgãos reguladores de outros setores da economia, o Banco Central também disponibilizou o Módulo de Acompanhamento de Demandas do Cidadão. Com essa ferramenta, o cidadão poderá acompanhar em tempo real o andamento das demandas (pedidos de informação, reclamações contra IFs e demandas de ouvidoria) que foram registradas junto à autarquia a partir de janeiro de 2017. A consulta será efetuada por meio da internet ou do serviço de atendimento telefônico (145) mediante a informação do CPF e do número de protocolo.
 
As alterações ainda irão abranger a implantação de uma pesquisa de satisfação junto aos cidadãos que fizeram o registro de suas reclamações no BC. Com esta nova ferramenta, eles poderão opinar sobre o atendimento dado pela instituição financeira à sua reclamação, sobre o acompanhamento da queixa feito pelo BC e também sobre o atendimento prestado pela Ouvidoria da autoridade monetária.
 
 
Para ter acesso ao novo ranking, clique aqui.
 
Para ver a apresentação, clique aqui.
 
Fonte: Banco Central do Brasil/Assessoria de Imprensa – 05/05/17

Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Bela Vista - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390