• Como Participar?
  • O que é FGC?
  • Como Funciona?
  • Benefícios
  • Sobre

Perguntas Frequentes

Como a Plataforma funcionará na prática?

Os bancos emissores lançarão na Plataforma suas ofertas definindo quantidade, prazos e taxas. Tais ofertas serão acessadas somente pelas corretoras/ distribuidoras, que identificarão quais serão os papeis de interesse para a colocação final junto aos seus respectivos clientes.

Uma vez que se trata de ofertas firmes, os títulos que não forem colocados pelas corretoras serão registrados em suas carteiras próprias.  Na aquisição, o registro dos papeis negociados/ adquiridos serão sempre em nome do investidor final (CPF ou CNPJ).

Quem se beneficiará com a Plataforma?

Todos os envolvidos podem se beneficiar:

Os investidores de tickets pequenos poderão ter melhores taxas de retorno para seus investimentos por conta do modelo de negócio dos bancos médios, pela diversificação e rentabilidade na aplicação de seus recursos.

Para o investidor, a Plataforma entrega segurança e transparência na aquisição de títulos como CDBs e letras de câmbio, considerando que o registro dos papeis negociados/ adquiridos serão sempre em nome do investidor final (CNPJ ou CPF).

Por sua vez, as corretoras terão novas alternativas de investimento aos seus clientes, com uma grande variedade de prazos, taxas e indexadores.

Já os emissores (bancos de pequeno e médio porte) terão um maior volume de captação de investimento, pois a oferta será maior na distribuição de seus papeis aos clientes das corretoras.

A Plataforma pode ser considerada um homebroker de renda fixa?

Não. Pelo lado do investidor, a Plataforma será acessada apenas pelas corretoras, que farão a colocação dos títulos negociados junto a sua base de investidores.

Qual é o investidor alvo da Plataforma?

Todos os investidores podem utilizar a Plataforma: os que preferem fazer investimentos mais baixos, com tickets pequenos e médios, que desejam maior diversificação e rentabilidade na aplicação de seus recursos e, também, os que querem investir em títulos maiores e com segurança.

Os investidores terão algum risco?

A Plataforma garante segurança e transparência por conta da integração com os sistemas da Cetip. Além disso, há garantias de credibilidade de todas as instituições envolvidas.

Pela Cetip, que é reconhecida por sua alta tecnologia e proporciona transparência e agilidade em todas as operações. Pela ANCORD, que é reconhecida por possuir corretoras comprometidas com a ética e larga experiência em operações no mercado de capitais e financeiro. Por fim, pelos bancos da ABBC, que entendem que o Crédito de Depósitos interbancários são formas de investimentos que exigem explicações detalhadas sobre os benefícios e riscos envolvidos.
 

Já houve alguma iniciativa como essa nesse setor? Qual é a diferença entre os métodos existentes e a nova Plataforma?

Essa é uma ferramenta inédita no mercado financeiro brasileiro e beneficia todos os seus usuários. Antes, esse tipo de aquisição de títulos de bancos de pequeno e médio porte era concentrada em grandes investidores.

Como os usuários terão informações sobre a utilização da Plataforma?

As corretoras associadas da ANCORD terão todo o apoio da entidade para entender como funcionará a Plataforma e os procedimentos sobre como operar com os CDBs de Bancos Médios, suas garantias, limites, taxas e demais procedimentos.

Qual é o valor mínimo para as aplicações?

Não há um valor mínimo para as aplicações.

Quais serão as taxas e os valores de aplicação?

As taxas e valores aplicados dependem de cada aplicação, mas não há um valor mínimo para as aplicações.

 








  Endereço:
Av. Paulista, 949 - 6º andar
Cerqueira César - CEP: 01311-100
São Paulo - SP
Telefone: (5511) 3288-1688
Fax: (5511) 3288-3390